quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MODA E CONSUMO CONSCIENTE

Fala-se de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade, consumo consciente. Empresas como a Volkswagen, com ações como The Fun Theory (A Teoria da Diversão), estimulam as pessoas a mudarem seu comportamento pela diversão, criando objetos como um lixo em forma de fliperama para garrafas e latas em que você vai ganhando pontos ao “jogar”.
O fato é que o consumidor através do seu poder de compra consegue direcionar o comportamento das Empresas.

Você pode radicalizar, como prega o Hedonismo auto-sustentável (Segundo Michel Flocker “hedonismo é a doutrina que considera o prazer ou a felicidade como o único ou principal bem da vida.” Sendo assim, o hedonismo auto-sustentável é a aplicação dessa máxima levando-se em consideração que apenas o próprio individuo é responsável pela intensidade e qualidade do seu prazer).

Ou simplesmente ocupar-se da verificação da procedência de cada produto que adquire: valorizando objetos, peças que sejam feitos à mão, além de adquirir algo que possui história (é acrescido do valor de quem o produz), desta forma torna-se possível desacelerar a produção em massa, o consumismo, e conseqüentemente diminuir a produção de lixo que retorna para o nosso planeta a todo instante.

(por
Adriana Testa para a Casa)

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